terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Numa casa de poucos metros quadrados, ambientes suspensos garantem espaço para toda a família

Rio de Janeiro - Olhando de fora, a casa parece não ter qualquer atrativo. São apenas 50 metros quadrados, fachada pintada com cor de gelo e janelas distribuídas de forma, aparentemente, aleatória. Nada demais até aí. Mas, chegue mais perto e entre por aquela porta que fica do seu lado esquerdo (clique aqui para conhecer todo o imóvel) . Aquela comprida. Pois bem. A partir dali é que damos início à reportagem. Localizado em Fukawa, na cidade de Hiroshima, Japão, e com projeto do escritório japonês Suppose Design Office, o imóvel possui em seu centro uma escada que se prolonga até o teto. E ao longo dela, salas e quartos, espécies de ramificações feitas de MDF, para abrigar os encontros e descansos da família de quatro pessoas.

A imagem da escada, contornada pela estrutura de madeira e que dá acesso aos cômodos da residência, é semelhante a de uma árvore. Isso porque os espaços foram colocados aleatoriamente, em diferentes níveis e ângulos. Além disso, o projeto dá a impressão de que a propriedade é maior do que ela realmente é.

Ambientes podem ser transformados em terraços, caso seja este o desejo do morador (Foto: Suppose Design Office)

Ambientes podem ser transformados em terraços, caso seja este o desejo do morador (Foto: Suppose Design Office)

Os ambientes, suspensos, podem dar lugar não apenas a quartos, salas, cozinha ebanheiro. Podem também funcionar como terraços. Um espaço de lazer para quem temcrianças em casa ou gosta de curtir as folgas com atividades em casa. A opção do escritório em vedar o máximo possível a parte externa da casa se deve ao fato de o terreno estar num situado em uma parte barulhenta do bairro de Hiroshima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário